Pages

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

I Encontro do Fórum de Aprendizagem em São Sebastião - DF

29 Novembro 2010


O 1° Encontro do Fórum de Aprendizagem do Distrito Federal com a Comunidade de São Sebastião aconteceu nesse sábado (27/11) no Centro Educacional São Francisco, das 08 às 13h. O público alvo do Encontro foram os jovens de 14 a 24 anos. Indiscutivelmente, um evento de suma importância para estreitar e facilitar os meios de acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho. O encontro, que representou apenas o primeiro de muitos outros que ainda hão de acontecer daqui para frente foi, diga-se de passagem, muito bem explorado pela Sociedade Civil de São Sebastião, numa evidente demonstração de força, união e do potencial de liderança materializados nos próprios moradores, a cada dia mais organizados e mobilizados na busca de qualidade de vida, educação e formação profissional para a nossa juventude. Iniciativa encabeçada pelo Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião, pela Rede Intersetorial, Administração Regional de São Sebastião e CED São Francisco, quem esteve presente pôde apreciar e muito uma programação para lá de especial que, para além da apresentação formal do Fórum de Aprendizagem, também trouxe atrações musicais, cama elástica para a garotada, algodão doce e pipoca. A emissão de Carteira de Trabalho e o cadastramento dos estudantes ocorreram paralelamente às atividades.
O encontro teve o mérito de reunir num mesmo espaço estudantes, pais, líderes comunitários, artistas e vários representantes de instituições como CIEE, CESAN, Instituto Fecomércio-DF, SENAI, Instituto Federal Brasília, só para citar alguns, além da significativa presença dos vários segmentos sociais (CEPSS, Casa de Cultura Senzala, Biblioteca Comunitária do Bosque, Casa de Paulo Freire, Brinquedoteca, SuperNova, ATBR), que aproveitaram o ensejo para expor e divulgar materiais institucionais, além de trabalhos artísticos, como artesanato, telas, pintura em cerâmica, máscaras africanas, bijuteria, miçangas, além de roupas e adereços.

A abertura se deu com apresentações culturais da cidade. Incialmente, o público prestigiou de pé a apresentação da roda de capoera da Escola Espírito de Liberdade, mostrando os movimentos e jingados da tradicional capoeira de Angola.


Depois entrou em cena uma conhecida dupla jovem que já caiu nas graças do público local, principalmente, dos assíduos frequentadores de restaurantes e pizzarias de São Sebastião, amantes de uma boa música sertaneja. Juan Marcus e Vinícius e Banda comandaram o tablado e soltaram a voz, cantando grandes sucessos do estilo sertanejo moderno.

Posteriormente, teve início à apresentação do Fórum de Aprendizagem. Francisco Beto do SINTIBREF fez uma abordagem sobre a lei da aprendizagem e dispensou especial enfoque à preparação do jovem para o mercado de trabalho e ao acompanhamento do mesmo durante o desempenho de suas atividades na qualidade de aprendiz.A nova legislação garante ao trabalhador menor proteção legal no desempenho de suas atividades, “razão que lhe assiste por se encontrar num processo de amadurecimento físico, mental, moral, espiritual e social”, sendo proibida a existência ou coexistência de funções que possa desempenhar e que resultem em prejuízo desse processo. No rol das atrações culturais também estava presente o grupo de sapateado Filosofança, composto por alunos e alunas da escola anfitriã. O público ainda participou de sorteios de bolsas ecológicas e pôde conhecer os estudantes de São Sebastião que já estão inseridos em alguma atividade de aprendizagem. Esses jovens ficaram responsáveis pela criação de uma rede social (blog, e-mail, orkut) através da qual se manterão informados acerca de todos os processos que envolvem documentação, seleção, contratação e acompanhamento do jovem aprendiz. Outra atração empolgante foi a realização de um desfile de moda com as peças produzidas pelo professor de corte e costura Cláudio Oliveira, que também é aluno do São Francisco, colégio popularmente conhecido por Chicão.
Ao mesmo tempo, deu-se início ao cadastramento dos adolescentes e jovens, os quais se dirigiram aos stands das instituições presentes (Casa de Ismael, ESPRO, ISBET, Pró-Vítima, Obras Sociais Jerônimo Candinho, Assistência Social Casa Azul, Rede Nacional de Aprendizagem, Associação Fomento Social e todas àquelas que foram anteriormente citadas) para sanarem as principais dúvidas sobre estágio, aprendizagem, processo de seleção, deveres e obrigações do empregador e do aprendiz. O momento também foi muito oportuno para essas empresas/instituições conhecerem o trabalho desenvolvido pelas associações locais.
De acordo com Getúlio Francisco, um dos coordenadores da Casa de Cultura Senzala, “o Fórum atendeu às expectativas dos jovens que não entendiam muito bem como funcionava a nova Lei do Aprendiz e abriu uma esperança para aqueles que buscam uma oportunidade do primeiro emprego”, avaliou. Segundo Hermínia, representante do CESAN-DF, "o evento foi muito importante para sanar dúvidas relacionadas ao estagiário, ao programa jovem aprendiz e sobre os critérios de participação no mesmo", concluiu.


O objetivo maior do evento foi promover a divulgação e o acesso à Lei da Aprendizagem, além de criar mecanismos para o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade, o Fórum de Aprendizagem, o empresariado e demais parceiros dos estudantes e desta forma contribuir para uma maior sensibilização dos empregadores quanto à adoção e ao pleno cumprimento da Lei, condições essenciais para o encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho.

Texto e Imagens Por Francisco Neri (Centro de Eduação Popular de São Sebastião)

Nenhum comentário: